BLOG DA ESCOLA CLASSE 10 DE TAGUATINGA -DF
PÁGINA DO FACEBOOK : Escola Classe 10 de Taguatinga
QSD 18/ ÁREA ESPECIAL 23 / TAGUATINGA SUL
(61) 3901 6781

terça-feira, 9 de julho de 2013

FESTA JUNINA - PREPARANDO O ARRAIAL...

Na semana anterior à festa, a decoração e os desafios da Gincana Junina deram o tom de animação na EC10.


ALUNOS DO SEGUNDO ANO, PROFESSORA EDILÉIA, CUMPRINDO PROVA DA GINCANA JUNINA


A FAMÍLIA AJUDANDO A TURMA A CUMPRIR PROVA DA GINCANA.





E A DECORAÇÃO FOI FICANDO BONITA...



MAIS FAMÍLIA NA GINCANA JUNINA !




 E a decoração continuou...




 E quando a gente pensa que tá tudo lindo...



 Esse povo inventa mais...













Conferência de diários e relatórios... Coisa séria!




E na cozinha... também tem serviço:


Essas ai embaixo nem quiseram esperar a festa prá fotografar...


FOTOS DA FESTA


quinta-feira, 4 de julho de 2013

FESTA JUNINA

 A Festa Junina da Escola Classe 10 de Taguatinga justifica-se principalmente pela relevância comunitária com que se apresenta: alunos, pais, professores e demais funcionários identificam no evento a oportunidade de fortalecer vínculos de cidadania e afetividade, laços de solidariedade, valores de convivência e cooperação; além de vivenciar momentos de ludicidade onde o movimento corporal aliado a músicas populares proporcionam alegria.

 Trata-se de um evento pedagógico cultural que possibilita o mergulho de toda comunidade escolar num tema de interesse comum. A Festa Junina da EC10 é, portanto, mais uma oportunidade de consolidar no espaço-tempo escolar "outras formas de relacionamento e aprendizagens".

 A Festa Junina da EC10 foca-se nos aspectos folclóricos, sem vínculos religioso, buscando o resgate de hábitos, brincadeiras e culinárias do homem do campo. A EC10 afirma a identidade desse homem como sujeito produtor e portador de saberes e rejeita enfaticamente os estereótipos que humilham e colocam em ridículo essa identidade. Estimula-se, assim, o estar bem vestido e caracterizado, visto que a realidade nos tem dito que o homem do campo se produz e se enfeita para "festar". 

 Faz-se importante destacar que a Festa Junina na Escola Classe 10 não objetiva a arrecadação de lucros, tendo em vista que os recursos financeiros recebidos pelos sistemas oficiais têm sido muito bem geridos. Os lucros, por ventura gerados, são revertidos para a premiação das turmas campeãs na Gincana Junina e subsidiam a Semana da Criança, em outubro. 

 Em 2013 a Assembléia Escolar reunida na primeira semana pedagógica do ano aprovou a realização da Festa Junina para o dia 06/07/2013.

OBJETIVOS

* Difundir e valorizar parte do patrimônio cultural brasileiro, visto que em algumas regiões do Brasil as Festas Juninas só se mantêm vivas e acessíveis principalmente pelas ações das escolas nesse sentido;

* Proporcionar oportunidades de convívio para além das barreiras subjetivas de crenças, sexo, etnia e outras;

*  Exibir a produção artística do aluno como forma de estímulo à criança e reforço de sua auto-estima;

* Estimular o desenvolvimento do senso de pertencimento por meio de atividades cooperativas como gincana. jogos e quadrilha;

* Constituir-se em momento de recreação comunitária.

Este texto é parte integrante do Projeto Político Pedagógico / 2013 da Escola Classe 10 de Taguatinga.