BLOG DA ESCOLA CLASSE 10 DE TAGUATINGA -DF
PÁGINA DO FACEBOOK : Escola Classe 10 de Taguatinga
QSD 18/ ÁREA ESPECIAL 23 / TAGUATINGA SUL
(61) 3901 6781

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

HOMENAGEM ÀS APOSENTADAS

No dia /11/2015, homenageamos os funcionários que se aposentaram ao longo do ano.
Essa homenagem tem se tornado uma realidade em nossa escola desde 2014.
As homenageadas da vez foram as professoras Ediléia, Zoraia e Rosália.
Nossas diretoras: professoras Vladia e Berenice. Nossas homenageadas: Professoras Zoraia, Ediléia e Rosália.

Entre amigos


Professora Ediléia, recebendo sua placa

 


Professora Rosália





Professora Zoraia












Cada professora aposentada recebeu uma placa de honra ao mérito, como essa abaixo.
A elas, o nosso reconhecimento pelos anos de trabalho e dedicação à educação.
Entendemos que o trabalho realizado pelos docentes de todo país muda o mundo !
Placa

Conselho de Classe Participativo

As Diretrizes de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação do Distrito Federal, publicadas em janeiro de 2014, orienta quanto a participação das famílias nos Conselhos de Classes. 
No Distrito Federal os Conselhos de Classe têm status de Órgão Colegiado, integrante da Gestão Democrática e cuja finalidade é avaliar o processo de educação, ensino e aprendizagem da instituição.
De acordo com a lei 4.751/2012, o Conselho de Classe será composto por todos os docentes e representantes da equipe gestora,representantes dos especialistas em educação, representantes da carreira assistência, representantes dos pais e/ou responsáveis, representantes dos serviços de apoio especializado.
O Conselho de Classe deve reunir-se ordinariamente uma vez por bimestre e extraordinariamente, sempre que houver necessidade.
A Escola Classe 10 de Taguatinga tem por dinâmica convidar três ou quatro pais de cada turma para participarem dos Conselhos de Classe, sempre variando entre os responsáveis a fim de contemplar o maior número de pais possíveis.
Os relatos dos pais que já participaram desse momento têm sido surpreendentes.
Vários pais relatam não terem conhecimento anterior de que o sistema público de educação se preocupava com seus discentes nesse nível, outros elogiaram o cuidado do Conselho com cada aluno, com cada situação específica e com os encaminhamentos dados.





Um Conselho de Classe bem conduzido conseguirá articular a avaliação em seus três níveis: Avaliação de aprendizagem, avaliação institucional e avaliação externa (ou de larga escala).

Projeto Xadrez - O Esporte da Mente

O Projeto Xadrez foi implantado na EC 10/Taguatinga pelo SOE ( Serviço de Orientação Educacional),com a orientadora educacional Emília, em 2014. 
No primeiro ano de implantação o projeto foi desenvolvido em turmas de quartos e quintos anos.
Em 2015, o Projeto pasou a ser desenvolvido em turmas específicas do segundo bloco (quartos e quintos anos), bem como na Educação Integral. 
Segundo o Projeto Político Pedagógico da instituição, "entre as atribuições do Serviço de Orientação Educacional, está o de elaborar projetos que favoreçam a socialização, a disseminação de valores e a aquisição de atitudes e de hábitos saudáveis", daí a justificativa do projeto.
"O desafio de uma partida proporciona a elaboração e a exploração de questões relacionadas à sociabilidade (que se dá por intermédio de regras) e ao desenvolvimento de estratégias."
 O objetivo geral do projeto  visa "proporcionar melhora no desempenho escolar dos alunos, através de uma  atividade esportiva, uma vez que a sua prática representa significativas vantagens em termos pessoais, sociais e acadêmicos".  







   Já é possível ver no Recreio, grupos de alunos que passam o intervalo envolvidos com uma partida de xadrez. 

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cozinha Educativa / 2015

 A Escola Classe 10 de Taguatinga promove mais uma vez ao longo do ano letivo de 2015, o Projeto Cozinha Educativa. Como é sabido, o projeto encontra-se alinhado com o Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do DF, com as Diretrizes Pedagógicas do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização) e com o PPP (Projeto Político Pedagógico) da instituição, sendo um dos mais significativos ganhos o fato de que o projeto oportuniza o trabalho interdisciplinar.
A escola conta com espaço dedicado especialmente à realização do projeto.














A realização da Cozinha Educativa possibilita o trabalho com múltiplos textos, de forma contextualizada.
















As receitas produzidas por cada turma geram álbuns que podem ser trabalhados (ou criados) no laboratório de informática, que podem ser socializados na escola e serem o ponto de partida de novas situações geradoras de aprendizagens.










Nesta segunda feira, dia 23/11/2015, nossa coordenadora Girlene, esteve na UNB, apresentando o projeto aos cursistas do PNAIC.
Professora Girlene, coordenadora da Escola Classe 10 de Taguatinga

Professora Girlene com as formadoras do PNAIC: professoras Rosângela, Railene, Isabela, Claudimary.


Nossa cozinha está arrumada, aguardando você, de 23/11 a 28/11. Vem !!!