No dia 10/09/2014, realizamos, conforme previsto, a Avaliação Institucional. Atendendo aos pedidos da comunidade que havia, em outra ocasião solicitado mudanças nos horários das reuniões e outros encontros com os pais, realizamos a Avaliação Institucional no período da tarde. Infelizmente, não contamos com a maior parte da comunidade escolar. No entanto, conforme expresso nas próprias Diretrizes de Avaliação:
" É preciso oportunizar, viabilizar e incentivar as práticas participativas efetivas de pais/ mães/responsáveis para que se tornem co-responsáveis pelas aprendizagens dos filhos. A Gestão Democrática não é espontânea. Deve ser construída."
Nessa perspectiva continuaremos a provocar e incentivar a participação de toda comunidade. No dia 19/11/2014, teremos outra Avaliação Institucional. Contamos com a sua presença.
Se você perdeu esse rico momento da Gestão Democrática, apresentamos publicamente, para o seu conhecimento, a síntese das Diretrizes, os dados recolhidos junto a alunos e responsáveis.
Diretrizes de Avaliação / Comunidade from Quedma Silva
Dados recolhidos a partir da avaliação realizada com alunos:
ESCLARECIMENTOS SOBRE O LANCHE
Dados recolhidos a partir da avaliação realizada com alunos:
Avaliação Institucional 2014 segmento alunos from Quedma Silva
Dados recolhidos a partir da avaliação realizada com os responsáveis:
Lembramos que o mero recolhimento dos dados da avaliação não constituem uma avaliação formativa. A avaliação formativa se dá na intencionalidade de intervenção sobre os dados.Dados recolhidos a partir da avaliação realizada com os responsáveis:
ESCLARECIMENTOS SOBRE O LANCHE
Durante a Avaliação realizada com os alunos observamos algumas queixas quanto ao lanche. Alguns alunos que não gostam de um ou outro lanche. Esclarecemos que o lanche servido na Escola Classe 10, bem como nas demais unidades da rede são planejados por nutricionistas. Assim, é balanceado com diversos alimentos.O lanche servido não é o mesmo todos os dias e a escola, na medida do possível, se esforça em enriquecer os gêneros recebidos.
A cozinha da EC10 segue os mais altos padrões de higiene, o armazenamento dos alimentos é feito com rigorosos critérios.
ESCLARECIMENTOS QUANTO A ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS:
O espaço pensado para a acolhida dos alunos é composto por uma área coberta e outra aberta e é equipada com bebedouro de água gelada.
Os portões da EC10 de Taguatinga se abrem para a entrada do turno matutino às 7h15m. O turno se inicia às 7h30m, assim, nesse período de quinze minutos os alunos se organizam em fila para o momento da acolhida.
O turno vespertino inicia-se às 13h e os portões de entrada se abrem às 12h45m. Nesse momento ocorre o encontro dos dois turnos, ou seja, os alunos que estão aguardando para ir embora e os que estão chegando. Pode ser um momento conturbado, principalmente quando as crianças insistem em atitudes provacativas uns com os outros. Procuramos disponibilizar uma pessoa para estar mediando os conflitos que por ventura surgirem.
Os turnos são iniciados com o momento da acolhida/hora cívica; quando, na segunda feira, canta-se o hino nacional com a presença da bandeira nacional. O momento pode ser utilizado por alguma turma e/ou aluno para realizar alguma apresentação. É um momento defendido no Projeto Político Pedagógico da escola e é entendido como atividade curricular.
Pedidos acerca de obras de recuo no portão de entrada esbarram na possibilidade de atendimento do setor de engenharia da Secretaria de Educação. Outras escolas têm obras consideradas emergenciais.
ESCLARECIMENTOS QUANTO AOS BANHEIROS
Embora a crítica aos banheiros tenham aparecido como a segunda maior queixa dos alunos em relação à escola, esclarecemos que os banheiros da EC10 têm uma boa estrutura. A escola é dotada de banheiro adaptado para alunos especiais e a limpeza do banheiro é constante ao longo do dia. Os banheiros são lavados pelo menos três vezes durante o dia, além de passarem por revistas periódicas entre as lavagens.
As queixas dos alunos referem-se à manutenção da limpeza do ambiente por parte dos próprios alunos. Temos realizado intervenções nesse sentido mas percebemos, a partir da avaliação, a necessidade de intensificar o trabalho relativo a higiene junto aos nossos alunos.
ESCLARECIMENTOS SOBRE O RECREIO
O recreio é amparado num parecer do Conselho Nacional de Educação que o entende como atividade curricular.
Na EC10 de Taguatinga ele é monitorado por funcionários a fim de garantir a segurança dos alunos. O Serviço de Orientação Educacional, mantêm o Projeto Nosso Recreio é Dez !, onde um grupo de alunos, responsabiliza-se pela organização dos brinquedos e materiais do recreio durante determinado período.
A EC10 investiu em materiais de recreação como cordas, bolas, mesas de totó e pingue-pongue objetivando oferecer opções ao aluno durante esse importante momento de socialização livre.
O recreio apareceu como uma das preferências dos nossos estudantes !
Orientadora Emília à frente do Projeto Nosso Recreio é 10 ! |
ESCLARECIMENTOS ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Educação Integral da Escola Classe 10 de Taguatinga atende 102 alunos em atividades esportivas no SESI / Taguatinga Norte, às terças e quintas e atividades variadas no espaço escolar às segundas e quartas.
Nestes dias os alunos são atendidos com Acompanhamento pedagógico, Aulas de Música / Instrumento de corda, Informática e Projeto Horta.
A estrutura da escola não comporta, no momento, a ampliação do atendimento para mais alunos, no entanto, conta com uma lista de espera para suprir possíveis desistências.
Aulas de Informática |
Humm !!! |
Almoço da Educação Integral |
Alunos em Aula de Instrumento de Corda |
Aulas de Música / violão |
Projeto Horta |
Acompanhamento Pedagógico |
Nenhum comentário:
Postar um comentário