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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

SEMANA DE ADAPTAÇÃO / TRANSIÇÃO


Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos a rede pública de ensino do Distrito Federal passou a acolher nas escolas classes as crianças de seis anos e em vias de completar seis anos.
Significa que temos uma significativa parcela de crianças na primeira infância em vias de encarar um currículo de alfabetização e uma rotina desconhecida, até então.
Acolhemos nos primeiros anos crianças oriundas ou do lar (minoria) ou da Educação Infantil ( maioria) e essa  adaptação ao ambiente escolar ( no primeiro caso)  ou transição, no segundo caso, é uma passagem ao desconhecido, e pode desencadear sentimentos de  “ansiedade, expectativas positivas e negativas, tensões, estresses, medos, traumas e crises que, caso ocorram, incidem sobre o desenvolvimento biopsicológico da criança” (Currículo em Movimento / Educação Infantil – pg. 69).
“Essas mudanças (...) podem ter um caráter de passagem ou ruptura, a depender da forma como são conduzidas. Aos adultos cabe um olhar cuidadosos e uma postura afável sobre os processos vivenciados pelas crianças, criando estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição."
Dessa forma, cabe à escola pensar os tempos, os espaços , as atividades nos primeiros dias do calendário escolar.
As atividades aqui descritas objetivam diminuir os sentimentos negativos e de ansiedade gerados nesse primeiro momento, bem como potencializar a construção de sentimentos positivos em relação à nova escola. Sentimentos esses que possam pautar o ano letivo que se inicia.






 DICAS RÁPIDAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE TRANSIÇÃO / ADAPTAÇÃO

Confie na escola que você escolheu e nos profissionais que ai trabalham. Seu filho vai ser acolhido nas necessidades apresentadas. A maior parte para de chorar quando percebe qe o pai foi embora. Em caso de necessidade, a escola entrará em contato com os pais.


A despedida deve ser curta, rápida e firme. A insegurança dos pais é percebida pela criança que pode regredir no processo de separação.

 Quanto mais confiante você estiver, maior segurança passará      para ele de que a escola é um lugar seguro e legal.

Procure não atrasar na entrada. É mais fácil a criança descer para a sala de aula acompanhada da turma do que depois descer sozinha.

Evite prometer presentes para a criança permanecer na escola.


Na frente do seu filho não coloque em dúvida o trabalho da escola.
 Mas caso surja algo, não hesite em procurar a direção da escola para esclarecer.

Se possível, evite trazer junto o irmão, pois a criança pode se 
sentir mal ao ver o irmão voltando pra casa com os pais e ele ficando.

 Se vier andando, não traga a criança no colo, pois isso dificulta o processo de separação.

A criança pode ficar bem nos primeiros dias e apresentar resistência nos
dias subsequentes, sem causa aparente.
É um comportamento esperado e faz parte do processo de transição/ adaptação.

Procure não atrasar na saída. É importante a criança perceber que você virá buscá-la no horário.

Evita o sentimento de abandono e facilita a separação do dia seguinte.

BEM VINDOS !





  

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