A Festa Junina da Escola Classe 10 de Taguatinga justifica-se principalmente pela relevância comunitária com que se apresenta: alunos, pais, professores e demais funcionários identificam no evento a oportunidade de fortalecer vínculos de cidadania e afetividade, laços de solidariedade, valores de convivência e cooperação; além de vivenciar momentos de ludicidade onde o movimento corporal aliado a músicas populares proporcionam alegria.
Trata-se de um evento pedagógico cultural que possibilita o mergulho de toda comunidade escolar num tema de interesse comum. A Festa Junina da EC10 é, portanto, mais uma oportunidade de consolidar no espaço-tempo escolar "outras formas de relacionamento e aprendizagens".
A Festa Junina da EC10 foca-se nos aspectos folclóricos, sem vínculos religioso, buscando o resgate de hábitos, brincadeiras e culinárias do homem do campo. A EC10 afirma a identidade desse homem como sujeito produtor e portador de saberes e rejeita enfaticamente os estereótipos que humilham e colocam em ridículo essa identidade. Estimula-se, assim, o estar bem vestido e caracterizado, visto que a realidade nos tem dito que o homem do campo se produz e se enfeita para "festar".
Faz-se importante destacar que a Festa Junina na Escola Classe 10 não objetiva a arrecadação de lucros, tendo em vista que os recursos financeiros recebidos pelos sistemas oficiais têm sido muito bem geridos. Os lucros, por ventura gerados, são revertidos para a premiação das turmas campeãs na Gincana Junina e subsidiam a Semana da Criança, em outubro.
Em 2013 a Assembléia Escolar reunida na primeira semana pedagógica do ano aprovou a realização da Festa Junina para o dia 06/07/2013.
OBJETIVOS
* Difundir e valorizar parte do patrimônio cultural brasileiro, visto que em algumas regiões do Brasil as Festas Juninas só se mantêm vivas e acessíveis principalmente pelas ações das escolas nesse sentido;
* Proporcionar oportunidades de convívio para além das barreiras subjetivas de crenças, sexo, etnia e outras;
* Exibir a produção artística do aluno como forma de estímulo à criança e reforço de sua auto-estima;
* Estimular o desenvolvimento do senso de pertencimento por meio de atividades cooperativas como gincana. jogos e quadrilha;
* Constituir-se em momento de recreação comunitária.
Este texto é parte integrante do Projeto Político Pedagógico / 2013 da Escola Classe 10 de Taguatinga.
excelente blog, devo apresentar aos alunos docolegio imirm SP, espero demais que curtam as musicas, vai nos ajudar na escolha
ResponderExcluir