Nesta sexta-feira, dia 20/03/2015 acontecerá a abertura do Projeto Roda de Leitores.
O Roda de Leitores, abrigado no Projeto Político Pedagógico da instituição apresenta-se da seguinte forma
PROJETO RODA DE LEITORES
JUSTIFICATIVA:
Na virada do século, uma das grandes
conquistas da educação no Brasil foi a universalização do Ensino Fundamental. Um rápido passeio por outras eras nos mostra
a importância dessa conquista. Sabe-se, entretanto, que a simples garantia do
acesso à educação não basta. Índices como o INAF
(Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional), obriga o colrtivo repensar que
mediação de leitura está acontecendo na escola.
Em sua última edição o INAF apontou que 74% dos brasileiros com idade
entre 15 e 64 anos apresentam habilidades de leitura em nível rudimentar ou
básico. Ou seja, sua compreensão de leitura está limitada à títulos, frases e
textos curtos, quando muito.
Sobre essa triste realidade, é que
ergue-se o Projeto Roda de Leitores – um compromisso assumido pela escola com o
fim de possibilitar a aprendizagem da leitura dos diferentes tipos de textos
que circulam socialmente.
Ao intensificar a leitura espera-se
formar leitores fluentes, capazes de interpretar e compreender os diversos
textos lidos.
Público Alvo: 1º ao 5º ano.
OBJETIVOS:
·
Reconhecer a finalidade
e uso social de diferentes textos e portadores textuais;
·
Promover a parceria escola, professor e família;
·
Propiciar momentos de leitura em sala de aula, como também em
casa;
·
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e
individualmente;
·
Dramatizar histórias ouvidas e/ou lidas;
· Despertar interesse pela leitura, formando alunos críticos,
coerentes e, com maior facilidade de interpretação;
·
Promover momentos de apreciação de diversas produções literárias
e/ou artísticas;
·
Reconhecer a manifestação artística como meio de apropriação da
linguagem.
·
Formar leitores desenvolvendo o gosto pela leitura cotidianamente;
·
Estimular a alegria da atividade intelectual por meio da leitura;
·
Ampliar a visão de mundo;
·
Ampliar a compreensão das relações humanas por uma ótica de
sensibilidade que reconhece o outro e suas peculiaridades;
·
Estimular a fala e a escuta organizada por meio de debates, onde o
leitor tem a oportunidade de posicionar-se acerca do que foi lido.
PASTA DE LEITURA
Ø
Cada aluno (a) da turma levará um gênero textual para ler em casa,
na data determinada pelo professor;
Ø
O livro e/ou texto deverá
ser devolvido na data combinada pelo professor;
Ø
Após ler e/ou ouvir o texto, o (a) aluno (a) contará/lerá a
história para alguém da família;
Ø
O (a) aluno (a) deverá preencher as fichas encaminhadas de acordo
com os comandos apresentados em cada ficha;
Ø
O produto final será uma coletânea de textos produzidos por cada aluno
(a) da turma.
Ø
Os alunos dos 4 e 5 anos participarão de roda de debates onde terá
a oportunidade de compartilhar com o colega suas respostas, expondo seus pontos
de vista dentro da coerência do texto lido.
HORA DA LEITURA
Momento em que
todos os segmentos da escola direcionam suas atividades ao prazer da leitura.
Cada indivíduo escolha o tipo de texto preferido realizando a leitura do mesmo.
Essa atividade acontece semanalmente, às terças-feiras, matutino 7:45 e
vespertino 14:15 com duração de meia hora.
SARAU LITERÁRIO
Consiste
na culminância do Projeto Roda de Leitores, onde professores e alunos expõem,
apresentam e apreciam as construções realizadas ao longo do projeto, nos
diferentes gêneros literários. Acontece sempre em um parque público, escolhido
anteriormente, para que seja trabalhada a questão do respeito ambiental.
Além
das leituras e apresentações, durante os saraus ocorrem momentos de
socialização e lazer: pique-nique, brincadeiras, sorteio de obras literárias
entre os alunos.
Os
saraus são pensados dentro de uma perspectiva inclusiva, com a participação dos
alunos portadores de necessidades educacionais especiais e seus familiares.
Para 2015, ficou
definido um Sarau Literário, na data de 16/07/2015.
As turmas recebem uma caixa com livros de literatura a fim de potencializar os momentos de leitura previstos no projeto.
RECURSOS HUMANOS:
Direção,
coordenação, apoios (professores readaptados), professores regentes e aluno, responsáveis e/ou família.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será indagativa,
processual, contínua e mediadora, contribuindo para que o aluno tenha
consciência dos benefícios que a aquisição das habilidades de leitura pode
proporcionar. Conversas, comentários em torno das obras lidas, possibilitam o
desenvolvimento da linguagem oral e criam oportunidade para o aluno expressar
(oralmente ou por escrito) suas aprendizagens.
Para o momento da abertura do projeto, contaremos com o Grupo Matrakaberta.
Foto do Matrakaberta, retirada de sua página no Facebook |
Ambos os turnos serão contemplados com esse rico momento que se dará no horário normal de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário