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segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SEMANA DIAGNÓSTICO



A avaliação proposta na SEEDF é denominada Avaliação Formativa - avaliação para as aprendizagens  e está explicitada em documento próprio. De modo resumido pode-se dizer que "não são os instrumentos/ procedimentos que definem a função formativa, mas a intenção do avaliador, no caso o docente, e o uso que faz deles."- Diretrizes de Avaliação Educacional, pg. 12.
Assim, a avaliação praticada na SEEDF deve ser aquela que tem um compromisso com as aprendizagens dos estudantes, uma avaliação que "promove intervenções enquanto o trabalho pedagógico se desenvolve". Ou seja, a avaliação deve ir além de simplesmente fazer um balanço das aprendizagens ocorridas. Deve ter uma finalidade pedagógica.
A avaliação diagnóstica é um dos potencializadores da avaliação formativa e leva o professor a conhecer as potencialidades e fragilidades de cada estudante a fim de elaborar as intervenções de forma assertiva. Nesse período inicial é essencial conhecer onde se encontra cada aluno em relação as expectativas de aprendizagens de cada ano e é nesse sentido que se desenvolve em nossa escola o período de avaliação diagnóstica, onde são propostas atividades pensadas conjuntamente com a Coordenação Pedagógica. Trata-se de um momento muito rico, pois têm-se um olhar individualizado para cada criança.
Em nossa escola, os resultados da avaliação diagnóstica de cada turma são discutidos em coordenação pedagógica e são utilizados na Organização Curricular - momento em que os professores articulam o currículo à realidade de suas turmas, às necessidades dos estudantes. 
Mais informações sobre o documento Diretrizes de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal podem ser encontrados nesses links:


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