JUSTIFICATIVA:
A Festa Junina da Escola Classe 10 de
Taguatinga justifica-se principalmente pela relevância comunitária com que se
apresenta: alunos, pais, professores e demais funcionários identificam no
evento a oportunidade de fortalecer vínculos de cidadania e afetividade, laços
de solidariedade, valores de convivência e cooperação; além de vivenciar
momentos de ludicidade onde o movimento corporal aliado a músicas populares
proporcionam alegria.
Trata-se de um evento pedagógico
cultural que possibilita o mergulho de toda comunidade escolar num tema de
interesse comum. A Festa Junina da EC10 é, portanto, mais uma oportunidade de
consolidar no espaço-tempo escolar "outras formas de relacionamento e
aprendizagens".
A Festa Junina da
EC10 foca-se nos aspectos folclóricos, sem vínculos religioso, buscando o
resgate de hábitos, brincadeiras e culinárias do homem do campo. A EC10 afirma
a identidade desse homem como sujeito produtor e portador de saberes e rejeita
enfaticamente os estereótipos que humilham e colocam em ridículo essa
identidade. Estimula-se, assim, o
estar bem vestido e caracterizado, visto que a realidade nos tem dito que o
homem do campo se produz e se enfeita para "festar".
Faz-se importante destacar que a
Festa Junina na Escola Classe 10 não objetiva a arrecadação de lucros, tendo em
vista que os recursos financeiros recebidos pelos sistemas oficiais têm sido
muito bem geridos. Os lucros, por ventura gerados, são revertidos para a
premiação das turmas campeãs na Gincana Junina e subsidiam a Semana da Criança,
em outubro.
A Festa Junina da EC 10 constitui-se em mais uma oportunidade de concretizar um currículo integrado onde vivências multidimensionais estejam distribuídas na carga horária.
Em 2014, a Assembléia Escolar
reunida na primeira semana pedagógica do ano aprovou a realização da Festa
Junina para o dia 06/06/2014.
OBJETIVOS:
·
Difundir e valorizar parte do patrimônio
cultural brasileiro, visto que em algumas regiões do Brasil as Festas Juninas
só se mantêm vivas e acessíveis principalmente pelas ações das escolas nesse
sentido;
·
Proporcionar oportunidades de convívio
para além das barreiras subjetivas de crenças, sexo, etnia e outras;
·
Exibir a produção artística do aluno como
forma de estímulo à criança e reforço de sua auto-estima;
·
Estimular o desenvolvimento do senso de
pertencimento por meio de atividades cooperativas como gincana. jogos e
quadrilha;
·
Constituir-se em momento de recreação
comunitária.
PARTE INTEGRANTE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/2014 DA ESCOLA CLASSE 10 DE TAGUATINGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário