Ao encampar o Currículo em Movimento da
Secretaria de Educação do Distrito Federal, buscando garantir acesso,
permanência e qualidade, ampliando os espaços, tempos e oportunidades de
aprendizagens numa perspectiva de educação integral, fica evidente que os
conteúdos devem estar estruturados em torno de determinada ideia/eixo/tema que
estruturem o trabalho pedagógico permeando as atividades em todos os
componentes curriculares de forma contextualizada, interdisciplinar e
integrada, contemplando os eixos transversais e integradores definidos pela
SEEDF
- Educação para a diversidade
- Cidadania e educação em e para os direitos humanos
- Educação para a sustentabilidade
- Alfabetização.
- Letramento
- Ludicidade
Essa articulação (tema x eixos x
conteúdos) pede necessariamente a criação de estratégias pedagógicas que
abarquem toda riqueza da proposta.
Por
motivos óbvios para o segundo bimestre de 2014, a Escola Classe 10 identificou
o tema Copa do Mundo como o mais significativo em termos de proximidade com a
comunidade escolar:
- Não por acaso o Brasil é chamado de país do futebol e no momento está sediando a Copa do Mundo de futebol, maior evento esportivo do planeta;
- Sabemos o quanto uma Copa do Mundo mexe com a estrutura do país, mesmo quando é realizada fora das fronteiras;
- O Brasil é o maior campeão das Copas;
- O calendário escolar 2014 está estruturado em função da Lei Geral da Copa;
- Os gastos realizados, não correspondentes às obras, deram à realização da Copa do Mundo no Brasil um caráter político;
Ou seja, impossível
ignorar o tema...
A EC10 desenvolveu trabalhos relacionados ao tema Copa do Mundo ao longo do bimestre. A festa junina e os murais são alguns deles.
Alunos, professora Flávia, em visitação aos murais. |
Alunos, professora Célia, em visitação aos murais. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário